Infelizmente, ter infecção urinária feminina é apenas uma questão de tempo para 50% das mulheres.
O próprio organismo delas facilita o surgimento dessa doença, portanto, todas precisam saber mais sobre o assunto.
Apenas as mulheres bem informadas aprendem não apenas a se prevenirem, como a reconhecerem os primeiros desconfortos quando esses aparecem.
Descubra agora mesmo quais as causas, os sintomas, como evitar e o tratamento para infecção urinária.
Mulher precisa se prevenir porque tem infecção facilmente
Infecção urinária feminina é um problema que ocorre com muita frequência devido à anatomia da mulher. Ardência ao urinar está entre os primeiros desconfortos, mas, nos estágios mais avançados, os sintomas incluem febre e calafrio. Essa doença pode piorar se não for tratada adequadamente, favorecendo o surgimento de outras infecções mais graves.
Metade das mulheres sexualmente ativas com idade entre 20 e 40 anos está sujeita a enfrentar essa situação. Isso acontece porque a uretra feminina tem só um quarto do tamanho da masculina, tornando mais curto e rápido o caminho das bactérias até chegar à bexiga.
Quer saber outro motivo?
A uretra delas é mais exposta ao contágio porque as bactérias presentes na vagina e no ânus (vindas da área gastrointestinal) podem ir para lá quando se multiplicam. Como a vagina e o ânus estão bastante próximos, a relação sexual também leva uma pessoa a esse problema de saúde.
Veja quais são os sintomas da infecção urinária.
- Incontinência urinária
- Aumento da frequência urinária
- Ardência ou desconforto ou ao urinar
- Mudança da cor ou do cheiro da urina
- Início de dor pélvica ou na região lombar
- Febre e sensação de calafrio no decorrer do dia.
Outra causa comum da infecção urinária é a menopausa. Isso porque nessa época da vida, ocorre a redução do estrógeno, hormônio sexual que as protege contra essa doença.
A prevenção e o tratamento da infecção urinária feminina
Exatamente por ser uma doença comum, toda mulher deve saber como evitar a infecção urinária. Ela é recorrente e costuma reaparecer em até seis meses após o primeiro diagnóstico em 30% das pacientes, segundo estatísticas.
Portanto, trata-se de uma enfermidade com a qual ela provavelmente terá de lidar durante toda a vida adulta. É de sua importância ter consciência não apenas da alta frequência dessa infecção, mas também da necessidade de evitá-la.
Como não dá para bobear, saiba como se prevenir e siga as orientações abaixo:
- Beba bastante água para urinar mais e eliminar as toxinas do trato urinário
- Evite segurar o xixi por muito tempo, pois isso aumenta a quantidade de micro-organismos no corpo
- Faça higiene íntima todos os dias e após a relação sexual; se urinar nessa ocasião, melhor ainda
- Não utilize cosméticos ou qualquer produto com substância química para limpar a região íntima, sem autorização médica
- Use calcinha de algodão e que não seja apertada.
O tratamento para infecção urinária feminina depende do diagnóstico e do estágio da doença. Entretanto, de forma geral, sua duração varia entre uma e duas semanas e consiste na prescrição de antibióticos.
Agora que você viu como cuidar melhor de si mesma, evite o pior. Caso já esteja sentindo alguns sintomas, agende uma consulta com o urologista Dr. Marcio Vaz. Ele pedirá alguns exames e descobrirá como está sua saúde.