Hidronefrose é um problema de saúde que nem sempre apresenta sintomas no inicio, apesar disso trata-se de algo grave.
O paciente pode sentir dor lombar, ter dificuldade de urinar ou até febre se o organismo estiver com alguma infecção.
Essa doença indica que o rim está dilatado, e aumenta de tamanho simplesmente devido ao acúmulo de urina dentro dele.
Crescimento ocorre porque há outra complicação em relação à saúde. Agora você saberá quais são as causas da hidronefrose.
Quadro clínico revela problema no organismo do paciente
Hidronefrose é um problema de saúde que se caracteriza pela dilatação do rim, que cresce devido ao acúmulo de urina. Quando ela deixa de passar para a bexiga, o rim aumenta de tamanho aos poucos e no decorrer do tempo deixa de funcionar normalmente. Portanto, a falta de tratamento pode causar inclusive insuficiência renal.
Nem sempre o paciente sente os sintomas da hidronefrose, porém os mais comuns são: dor lombar, vômito, desconforto ao urinar e aumento da frequência urinária. Ele também pode ter sangue na urina, além de febre, caso esteja com infecção. O urologista identifica facilmente essa alteração do tamanho do rim ao ver os resultados dos seguintes exames de imagem:
- Ultrassonografia
- Tomografia computadorizada.
É importante informar que a hidronefrose surge como consequência de outro problema de saúde. Sendo assim, o paciente precisa obrigatoriamente eliminar a complicação que levou seu rim a ficar inchado. Há várias delas impedindo ou reduzindo o fluxo de urina para a bexiga.
O médico precisa drenar a urina que está no rim e eliminar a origem desse problema. Do contrário, o órgão continuará se dilatando porque o motivo que leva a urina a ficar retida permanece prejudicando o organismo. Veja alguns motivos do surgimento desse problema de saúde.
5 causas da hidronefrose que você precisa investigar rápido
Com o passar do tempo, caso você não vá ao médico, a hidronefrose pode causar danos até irreversíveis ao rim. Isso depende não apenas do nível de obstrução à passagem da urina, mas também do tempo que existe esse impedimento. Portanto, a recuperação das funções normais do rim depende bastante de um diagnóstico precoce. Veja logo abaixo, quais são as principais causas da hidronefrose.
1 – Pedra no rim
O cálculo renal (pedra) que se formou dentro do órgão pode entupir o ureter, canal que liga o rim à bexiga, e assim impedir a passagem de urina. Dependendo do nível de obstrução, isso causa dor e a pessoa precisa retirar a pedra o mais rápido possível. Após eliminá-la, o fluxo de urina volta ao normal, bem como o tamanho do rim.
2 – Próstata aumentada ou inchada
Esse problema de saúde afeta os homens após os 50 anos de idade, e a hidronefrose é uma de suas consequências. Quando a próstata cresce além do normal, ela também dificulta o fluxo urinário e faz com que a bexiga fique sempre cheia de urina. Daí ocorre a dilatação desse órgão. A cura da hidronefrose depende do tratamento da próstata.
3 – Estenose da junção ureteropiélica
Não se assuste. Esse problema tem um nome difícil, mas é fácil entender o que ele significa. Trata-se apenas do estreitamento do canal que liga o rim ao ureter. Se esse pequeno trecho por onde a urina passa ficar mais fino, surge outro motivo para o rim começar a ficar cheio. A estenose da JUP aparece em exames como a urotomografia e a cintilografia renal.
4 – Tumores no trato urinário
Tumores localizados em qualquer parte do trato urinário têm potencial para levar à hidronefrose. Isso porque eles não apenas podem obstruir a passagem da urina a partir de diferentes áreas, mas também causar diversos sintomas na pessoa. Um conjunto de exames pode detectar essa doença e ajudar o médico a definir o diagnóstico.
5 – Obstruções externas
Apesar de a maioria das causas desse problema estar no trato urinário, algumas delas vêm de outra parte do corpo. Por exemplo, o ovário e o útero. Miomas extensos que surgem em outros órgãos e endometriose também fazem parte das causas externas de hidronefrose. Ainda é importante destacar que até 80% das gestantes podem apresentar essa condição clínica.
Você viu que a hidronefrose pode surgir a qualquer momento por causa de outro problema no organismo. No entanto, esse estado de saúde é grave e realmente compromete o funcionamento do rim.
Portanto, quanto mais precoce for o diagnóstico, maior é a chance de levar o rim a desempenhar sua função normalmente logo após o médico eliminar a causa do inchaço.
Caso você esteja sentindo algum dos sintomas dessa doença, agende sua consulta, faça os exames e obtenha o diagnóstico preciso. Só assim você voltará a ter uma rotina normal, sem nenhum desconforto. Nunca adie o tratamento de saúde, pois ela é sempre sua prioridade.