O paciente precisa realizar cirurgia da próstata quando ela está grande e atrapalhando o fluxo urinário.
Ela surge como alternativa de tratamento quando os remédios não reduzem o tamanho dessa glândula.
Atualmente, o cirurgião urologista possui várias técnicas à disposição para curar os pacientes.
Dessa forma, saiba quais são as técnicas mais utilizadas para realizar esse tipo de operação.
Tecnologia permite cirurgia pouco invasiva
Cirurgia da próstata é uma opção terapêutica que o urologista adota quando os remédios não foram eficazes como ele esperava. Uma das mais comuns é a Ressecção Transuretral da Próstata (RTUP), em que o médico passa um endoscópio pela uretra do paciente para retirar parte da glândula. Veja quais são as principais e como são realizadas as cirurgias da próstata.
Ressecção Transuretral da Próstata (RTUP)
É a operação mais indicada para homens com sintomas moderados ou intensos e próstata medindo entre 30 e 80 mL. O endoscópio que entra no paciente através da uretra tem uma câmera acoplada, por isso se torna desnecessário usar bisturi. Esse aparelho também possui um instrumento, uma alça de ressecção; trata-se da famosa raspagem da próstata.
Incisão Transuretral da Próstata (ITUP)
Cirurgia adequada para resolver problemas urinários que surgiram por causa de próstatas menores que 30 mL. Em vez de retirá-las, o urologista segue outro procedimento. Ele reduz a obstrução existente no trato urinário ao dividir a área onde estão a próstata e o colo vesical.
Ressecção da Próstata com Holmium Laser (HoLRP) ou Enucleação da Próstata com Holmium Laser (HoLEP)
Esses procedimentos atendem diferentes quadros clínicos. Enquanto o primeiro é adequado para homens com próstata inferior a 60 mL, o segundo envolve próstatas maiores. Seu destaque é a utilização de um aparelho que possui fibra a laser. Ele chega à próstata pelo canal da uretra, dispensando o corte do abdômen.
Vaporização fotosseletiva da próstata
Também utiliza um instrumento cirúrgico equipado com fibra de laser para entrar no organismo via uretra. Seu objetivo ao chegar à próstata, é simplesmente vaporizar a quantidade de tecido que está obstruindo o fluxo de urina. Sem o volume excessivo, o paciente volta a urinar sem nenhuma dificuldade ou dor. Seu tempo de recuperação pós-cirurgia e os riscos de complicação são menores em comparação às demais cirurgias.
Prostatectomia simples laparoscópica ou robótica
É uma das mais modernas técnicas quando se trata de cirurgia da próstata. O urologista não apenas manipula os instrumentos utilizando braços robôs, mas também vê o corpo do paciente por meio de uma tela. Por ser minimamente invasiva, tem sido uma opção eficiente inclusive para tratar próstatas grandes.
Em suma, hoje em dia existem várias alternativas para curar os problemas que surgem devido à Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). A próstata aumentada é algo que ocorre com o avanço da idade da pessoa, mas é um problema facilmente resolvido.