Atuação do Urologista



Apesar de ser mais reconhecido como o médico da saúde masculina, o urologista é responsável por garantir o bom funcionamento de todo o trato urinário dos homens e das mulheres. Isso inclui as seguintes partes do corpo.

Rins

Sua função é filtrar o sangue, retirando resíduos tóxicos que estão na circulação e têm origem no próprio metabolismo do corpo. Rins doentes podem formar cistos, cálculos ou tumores.


Bexiga

Pode ser vista como uma bolsa muscular que se amplia ao receber a urina e depois se contrai quando esvazia. O xixi fica nesse órgão antes de ir para a uretra. A bexiga pode apresentar algumas disfunções, sendo que a mais comum é a incontinência urinária.


Ureteres

Leva a urina dos rins até a bexiga. Pouco conhecida, essa parte do corpo é formada por dois tubos com pequenos músculos internos que se movimentam para impulsionar a urina para a bexiga.


Uretra

Órgão que conduz a urina da bexiga para fora do corpo. Nas mulheres, faz parte somente do sistema urinário; nos homens, também integra o sistema reprodutor, pois serve como canal de passagem para o sêmen.


Adrenais

São duas glândulas também chamadas de suprarrenais. Estão localizadas acima dos rins e têm a tarefa de produzir hormônios que garantem o bom funcionamento do organismo. Elas podem conter nódulos ou tumores.

Agende

Marque uma consulta.

Fale comigo
 
Você sabia que a melhor forma de cuidar da saúde é evitando o desenvolvimento da doença?

Prevenção


As enfermidades não surgem de repente (exceto aquelas causadas por vírus) e por intermédio de simples exames de rotina é possível detectar mínimas alterações no organismo.


 
 

Agende

Marque uma consulta.

Fale comigo

Em relação exclusivamente à saúde masculina, o urologista cuida das seguintes partes do corpo:

Pênis

O órgão reprodutor pode apresentar problemas de nascença ou adquiridos no decorrer da vida. Os mais comuns estão ligados à má formação, às doenças sexualmente transmissíveis ou à disfunção erétil. A falta de higienização correta do pênis também resulta em doenças e nos casos mais graves, em amputação.


Testículos

São responsáveis pela produção de espermatozoides e de hormônios, sendo que o principal é a testosterona. Ela é responsável pelo impulso sexual. Baixos índices de testosterona podem causar redução do desejo sexual, dificuldade de ereção ou diminuição da quantidade de espermatozoides. As principais doenças no testículo são: varicocele, orquite, torção testicular e câncer.


Próstata

Esta glândula é responsável por produzir o sêmen, que contém o espermatozoide, e, após a relação sexual, o transporta até o óvulo. Os principais problemas que ocorrem na próstata são: crescimento anormal, hiperplasia e câncer. Problemas desses tipos acontecem com maior frequência a partir dos 40 anos de idade.

A urologia é uma área cirúrgica e clínica ao mesmo tempo. Esse especialista está preparado para realizar operações ligadas a qualquer parte do sistema urinário de homens e de mulheres. Ele ainda está à frente das intervenções relacionadas a todo o sistema reprodutivo masculino.

O urologista é um profissional bem mais completo do que muitas pessoas imaginam, uma vez que sua atuação ultrapassa os limites do sistema reprodutivo masculino. Saiba que seu conhecimento engloba desde diagnósticos precisos até cirurgias mais complexas, visando garantir a saúde integral dos pacientes. Agende uma consulta, tire todas suas dúvidas e faça um check-up para garantir que está tudo bem com sua saúde.


Agendamento