É comum as pessoas se queixarem de dor ao urinar e a causa disso pode ser infecção urinária.
Esse problema surge por diversos motivos, mas geralmente dá para resolvê-lo com medicamentos.
Apenas os casos mais graves precisam de internação ou, às vezes, cirurgia.
Saiba como a infecção urinária se desenvolve no organismo e a forma de tratamento para curar essa doença.
Problema de saúde afeta ambos os sexos
Infecção urinária é um problema de saúde que surge devido à entrada de vírus, fungos e bactérias no trato urinário. Esses micro-organismos se multiplicam e provocam inflamação nos rins, na uretra, na bexiga ou nos ureteres, causando dor. Saiba quais são as origens dessa doença, seus sintomas e tratamentos.
O comprometimento do sistema urinário ao longo do tempo pode resultar em vários sintomas, mas nem sempre isso acontece.
Existem quadros clínicos em que a infecção ocorre de forma assintomática, ou seja, a pessoa não percebe nada de errado. Mesmo assim, veja quais são os principais sintomas de infecção urinária.
- Dor ou ardência ao urinar: Qualquer desconforto ao utilizar o banheiro é anormal, logo, você deve prestar atenção na frequência disso
- Incontinência urinária ou micção em pequena quantidade: Deixar escapar um pouco de xixi, por causa da falta de controle, ou urinar só um pouquinho
- Dores nas regiões lombar ou pélvica: Esse sintoma chama mais a atenção e surge porque a irritação do trato urinário o deixa hipersensível
- Febre baixa ou sensação de calafrio: Ambos ocorrem no decorrer do dia e são indícios de que o sistema imunológico está lutando contra a infecção.
- Mudança na cor ou no odor da urina: Quando ela fica mais escura que o normal ou com cheiro forte, é sinal de que a inflamação está agravando.
Caso esteja sentido algum desses sintomas, marque uma consulta com o urologista. Ele conversará com você para saber o que mais está acontecendo e pedirá alguns exames, visando o diagnóstico preciso.
Conheça as principais causas da infecção urinária
Esse problema de saúde se desenvolve principalmente devido à falta de higiene na região íntima. Isso porque as bactérias presentes não apenas na pele, mas também no trato gastrointestinal, passam para uretra e causam infecção.
Saiba que limpar-se corretamente após urinar ou defecar é uma das formas de prevenir essa doença.
Outra maneira consiste em deixar de usar cueca ou calcinha justas demais ou confeccionadas com tecidos que atrapalham a transpiração.
Quando essas peças estão muito apertadas, elas deixam a região íntima mais quente e úmida, favorecendo o surgimento de bactérias.
A infecção urinária nos homens pode ocorrer devido ao aumento benigno da próstata. Quando ela se expande, comprime a uretra e obstrui a passagem da urina.
Se o xixi fica na bexiga por muito tempo, não há eliminação de toxinas e as bactérias se acumulam até surgir uma infecção. A existência de pedra nos rins também reduz o fluxo de urina e leva ao mesmo problema.
A infecção urinária nas mulheres é bastante comum por causa da anatomia. Elas possuem a uretra não apenas menor que a dos homens, mas também mais próxima do ânus.
De maneira geral, ou seja, para ambos os sexos, a falta de certos cuidados na relação sexual também provoca infecção.
Assim como beber pouca água no decorrer do dia, pois a baixa hidratação não produz a urina, elemento responsável por eliminar os micro-organismos do corpo.
Desse modo, atue de forma preventiva com o objetivo de evitar o surgimento da infecção urinária.
Tratamento é rápido, mas casos graves precisam de internação
A princípio, a cura da infecção começa por meio do tratamento com antibióticos. São eles que eliminarão os fungos e as bactérias responsáveis pela inflamação em órgãos do trato urinário.
O médico ainda pode receitar analgésicos e anti-inflamatórios se o paciente estiver com dor lombar ou pélvica. É importante ressaltar que essa não é a única estratégia terapêutica.
Este problema de saúde pode ter sido consequência dos maus hábitos do paciente. Então, ele deve fazer uma reeducação alimentar e beber mais água diariamente no intuito de não apenas reverter o quadro clínico, mas também prevenir novas infecções.
A hidratação é um dos pontos mais importantes nesse aspecto. Isso porque a ingestão adequada de água dilui a urina e elimina os micro-organismos que estão no corpo.
Apenas situações mais graves precisam de internação, por exemplo, quando a infecção é decorrente de pedra no rim. Nesse caso, o urologista realiza a cirurgia para a retirada desse cálculo.
Se você sentir algum dos sintomas citados anteriormente, agende logo uma consulta com o Dr. Marcio Vaz para resolver esse problema o mais rápido possível.