Quando o xixi apresenta uma cor mais rosada, isso certamente pode ser um sinal de sangue na urina.
Ele surge porque existe outro problema no organismo, ou seja, é um sinal de que algo está ocorrendo.
Há diversas causas para esse sintoma, desde as mais simples até as mais complexas.
Saiba por que o sangue na urina pode surgir e por que é importante procurar um médico o mais rápido possível.
Presença de sangue nem sempre é fácil de identificar
Sangue na urina é um sintoma que se manifesta de duas maneiras. Na primeira, você pode detectá-lo a olho nu quando nota que o xixi tem um tom mais vermelho ou marrom. Na segunda, ele só aparece no microscópio durante a análise de exames laboratoriais. Em ambos os casos essa alteração precisa de atenção.
Os médicos identificam esse problema de saúde com o nome de hematúria. E sua causa pode variar desde uma infecção até o desenvolvimento de doença grave. Veja quais são os principais motivos de sangue na urina.
Conforme a origem do sangue na urina, esse problema pode vir acompanhado de alguns sintomas. Dor no flanco (lateral do abdômen), nas costas ou na parte debaixo da barriga. Às vezes, o paciente também pode ter dificuldade de urinar.
Por outro lado, o tom avermelhado na urina nem sempre surge devido a presença de sangue. O uso de alguns medicamentos e até a ingestão de alimentos como a beterraba pode levar a essa alteração da cor.
Como ainda existem outros fatores clínicos que mudam a cor do xixi, o melhor caminho é realizar os exames necessários. Apenas com investigação detalhada o médico consegue traçar um diagnóstico preciso e definir o tratamento mais adequado.
A hematúria pode ser algo sério. Diante de qualquer alteração, a recomendação é a de procurar um médico em até dois dias. Caso a quantidade de sangue pareça excessiva, o ideal é ir urgente ao hospital.
Diagnóstico de sangue na urina precisa de vários exames
Os sintomas do paciente são o primeiro passo para o médico pedir os exames iniciais. Saiba quais são os principais, com o objetivo de descobrir a causa do sangue na urina e começar o tratamento.
Exame de urina
Detecta com precisão a existência e a quantidade de sangue. Além disso, também encontra outras alterações que podem levar ao mesmo problema. A presença de cristais e de infecção é uma delas.
Urocultura
A realização desse exame tem como base a suspeita de infecção no trato urinário. Ele identifica a bactéria existente e assim o médico pode receitar o antibiótico mais adequando ao tratamento.
Exames de imagem
Servem para o médico verificar como está o estado dos rins, da bexiga e de todo o trato urinário. Qualquer imagem diferente do considerado saudável pode revelar porque há sangue na urina.
Cistoscopia
É o exame em que o médico utiliza um pequeno tubo com câmera acoplada, o cistoscópio. Esse aparelho é introduzido pela uretra e mostra a condição interna da bexiga e do trato urinário do paciente.
Exames de sangue
São complementares para verificar como está a função renal e descartar a presença de anemia, diabetes, hipertensão e certas doenças autoimunes capazes de causar sangue na urina.
O tratamento desse problema de saúde está diretamente associado à enfermidade que levou ao sangramento. Infecção no trato urinário, cálculo renal e doenças renais são as mais comuns. Portanto, sangue na urina é apenas a consequência de algo mais grave que está ocorrendo no organismo.
Existem algumas maneiras de você se prevenir da hematúria. Manter-se hidratado com o objetivo de conservar a saúde dos rins é uma delas. Outra é evitar o uso excessivo de anti-inflamatórios, pois eles também podem prejudicar a função renal.
Sendo assim, lembre-se: diante de qualquer anormalidade na urina, agende sua consulta o mais rápido possível.