A forma mais simples, rápida e segura de evitar ter filhos é fazendo uma cirurgia de vasectomia.
Essa opção tem sido bastante escolhida como método contraceptivo, porém muitos homens ainda têm dúvidas.
Inicialmente, saiba que ela não vai afetar em nada a sua vida sexual, que continuará do mesmo jeito.
Saiba com detalhes como é realizada a vasectomia e porque ela não causa impotência.
Entenda como ocorre o processo reprodutivo
Vasectomia é a cirurgia que o homem faz para deixar de gerar filhos, é eficaz e não leva à impotência. Esse procedimento consiste no corte no canal que leva os espermatozoides ao ducto ejaculatório. O nome deste canal é ducto deferente.
Portanto, quando o médico interrompe esse canal de acesso, o esperma não passa para o lado onde fica o líquido seminal. O sucesso da cirurgia está no fato de que, após a intervenção, o sêmen nunca mais conterá espermatozoide.
Há duas perguntas que os pacientes fazem com bastante frequência antes de realizar a operação:
- A vasectomia causa impotência?
- Quem faz essa cirurgia para de ejacular?
Inicialmente, é importante explicar que sêmen e espermatozoide são coisas diferentes. O primeiro se trata do fluido que o corpo produz para o homem liberar no momento do orgasmo. Essa secreção possui, por exemplo, líquidos da próstata, enzimas e apenas 15% espermatozoides.
Sendo assim, o sêmen é o veículo que leva o esperma até o óvulo. Já o esperma é o gameta que garante a reprodução da espécie, porém, ele deixa de fazer parte do sêmen depois que o paciente faz vasectomia.
Para simplificar, é mais ou menos como o café descafeinado. Esse tipo de bebida tem sabor, cheiro e textura de café, mas não possui cafeína.
Definitivamente, todos os homens continuam ejaculando normalmente durante a relação sexual, após realizar a cirurgia.
Continue lendo para descobrir não apenas sobre o procedimento de vasectomia, mas também porque ela não causa impotência.
Operação é simples e preserva as funções sexuais
A tarefa do urologista é simplesmente retirar um pequeno pedaço dos dois ductos deferentes (tubos) e fechar a saída deles. Assim o espermatozoide não tem como entrar ali. O processo é semelhante ao de contar um cano e vedá-lo para a água deixar de passar naquele trecho.
Esses dutos medem por volta de 40 centímetros, uma pequena parte deles passa pelo saco escrotal e é nesse trecho que o urologista faz a cirurgia. Ambos se parecem com os cabos do fone de ouvido, mas são mais finos.
A operação é realizada em consultório, com anestesia local, e sua duração varia entre 15 e 20 minutos. Ela também pode ser em centro cirúrgico, com sedação para maior conforto do paciente, que pode ir para casa logo em seguida.
Saiba que a vasectomia não causa impotência porque a produção de testosterona realizada dentro dos testículos continua normalmente. O pênis não tem nada a ver com a operação e o médico nem toca nesse órgão. Além disso, os vasos sanguíneos e todas as funções sexuais permanecem da mesma forma. Você pode ficar tranquilo com seu desempenho sexual.
Os maiores benefícios da vasectomia são os seguintes:
- Eficácia superior a 99% ao evitar a gravidez
- Agilidade e segurança na realização da cirurgia
- Poucas orientações para o período pós-operatório
- Recuperação rápida e sem necessidade de repouso
- Baixo custo em comparação aos outros métodos contraceptivos de longo prazo.
A cirurgia de vasectomia até pode ser reversível, entretanto, não há garantia de sucesso nesse procedimento, por ser bastante complexo.
Então, agende sua consulta para tirar mais dúvidas sobre a vasectomia. Essa é a opção mais simples, rápida e barata de deixar de ter filhos pelo resto da vida.