Homens normalmente evitam ir ao médico e a campanha Novembro Azul alerta que não dá para negligenciar a saúde.
Essa conscientização tem como foco principal prevenir o câncer na próstata, no entanto existem outros problemas associados à sexualidade masculina.
Mesmo quem não está sentindo nenhum sintoma deve ir ao médico fazer um check-up, pois algumas doenças surgem silenciosamente.
Veja por que você não pode deixar para se cuidar depois.
Quantidade de pacientes é preocupante e chama a atenção
Novembro azul já é um marco na conscientização da prevenção do câncer de próstata. Essa campanha deixa evidente a importância de o homem cuidar melhor da saúde e os exames preventivos fazem parte disso. Quando essa doença é diagnosticada precocemente, ela tem índice de cura que chega a 90% dos casos. Veja por que você deve realizar o exame de próstata anualmente.
Segundo o Fundacentro, o número de novos casos de câncer na próstata deve chegar a 71 mil no triênio de 2023 a 2025. Essa estatística corresponde a 67,86 novos pacientes a cada 100 mil homens. Parece pouco para você? Então imagine um estádio de futebol com capacidade para 100 mil pessoas; quase 70 desses torcedores estão doentes. Ao redor deles, há familiares e amigos que também serão impactados pelo diagnóstico.
Não dá para jogar esse problema para escanteio como se não houvesse o menor risco de ele chegar a você. Quem bobear e adoecer, pode ficar temporariamente impedido de aproveitar a vida em sua plenitude.
Se você ainda acredita que as chances de adoecer são mínimas, pense o seguinte: por que tantas pessoas continuam apostando na Mega-Sena, se a chance de acertar os seis números é de 1 em 50.000.000? Já a probabilidade de acertar cinco números (a quina) é de 1 em 150.000. Esses apostadores acreditam que têm chance de ganhar na loteria, mas não de ficarem doentes. Além disso, sua saúde não é questão de sorte.
Câncer de próstata demora para se manifestar e quando surgem os primeiros sintomas a doença pode estar em estágio avançado. Em relação ao organismo, a ausência de sinais não significa necessariamente que a pessoa esteja totalmente saudável. Portanto, o homem precisa ir ao médico com maior frequência, pois, apenas os exames garantem que está tudo bem.
Mentalidade da campanha Novembro Azul deve prevalecer
Os principais motivos que levam os homens a evitarem o médico são ligados a questões culturais. O trabalho ocupa o dia todo e sempre é a prioridade. Além disso, o homem acredita que deve se manter forte e no controle da situação. No entanto, a melhor forma de continuar no controle é realizando exames preventivos, pois, quando uma doença é descoberta em estágio avançado será difícil manter o controle.
Anote quais são os exames que detectam o câncer de próstata:
- PSA
- Toque retal
- Ultrassom pélvico.
A chance de desenvolver essa doença é maior quando existem antecedentes familiares. Nesse caso, o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 45 anos de idade. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 20% dos casos de câncer na próstata são obtidos somente após o paciente se submeter a esse exame.
Preste atenção no seu corpo e veja se já surgiram alguns desses sintomas.
- Impotência sexual
- Frequente vontade de ir ao banheiro
- Jato de urina enfraquecido ou descontínuo
- Sinais de sangue na urina ou até mesmo no sêmen.
Esses sintomas podem indicar a presença câncer na próstata, mas há outras doenças que apresentam os mesmos sinais. Elas podem estar associadas inclusive ao trato urinário e há vários exames que o médico solicita para chegar ao diagnóstico preciso.
Continue lendo e descubra quais são os demais problemas que envolvem o homem.
Novembro Azul diz respeito a toda saúde sexual masculina
O câncer na próstata é o principal alvo de conscientização dessa campanha, entretanto existem outras doenças associadas ao universo masculino. Uma dessas é a disfunção erétil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente 100 milhões de homens no mundo sofrem de impotência sexual. Há 16 milhões de pacientes que se queixam disso no Brasil, representando 50% da faixa etária acima de 40 anos.
Esse problema pode surgir por causa do consumo de bebida alcoólica, do hábito de fumar ou do uso de drogas. Certos medicamentos também levam à impotência sexual, assim como o estresse, a ansiedade e a depressão. Somente o médico pode identificar a causa da disfunção erétil, que envolve inclusive fatores físicos, como os listados abaixo:
- Queda do nível de testosterona
- Problemas circulatórios
- Questões anatômicas
- Obesidade.
Os homens precisam ir ao médico não apenas para falar dos próprios problemas, mas também para realizar os exames necessários. A Campanha Novembro Azul é muito importante porque chama a atenção a esses pontos e incentiva o homem a se cuidar melhor. Se as mulheres vão com frequência ao ginecologista, por que os homens evitam o urologista?
Aproveite a oportunidade e agende uma consulta para descobrir por que aquele probleminha de saúde está incomodando tanto. Mesmo que não seja algo ligado à saúde sexual, isso merece atenção.
Caso você não esteja sentindo nenhum sintoma, lembre-se de que apenas um check-up completo pode garantir que sua saúde está boa. Além disso, é melhor detectar uma doença precocemente do que descobrir sua existência já em estágio mais avançado.
Pense nisso e não deixe sua consulta para depois, muito menos para o ano que vem.